quarta-feira, 13 de março de 2013

Kim Dotcom diz que nunca será preso por causa do Megaupload



imagem


Kim Dotcom conversou com uma multidão no festival South by Southwest Interactive e disse que Hollywood se tornou "ultrapassado" e assegurou que ele nunca irá para cadeia por ter fundado o extinto site de compartilhamento de Megaupload.

Dotcom falou com a plateia na conferência de Austin, Texas, via Skype de sua casa na Nova Zelândia, onde ele está lutando na justiça para não ser extraditado para os EUA sob a acusação de pirataria de material protegido por direitos autorais e lavagem de dinheiro.

imagem


"Eu nunca estarei em uma prisão dos EUA, isso eu posso garantir", disse ele sob aplausos empolgantes dos cerca de 600 participantes, principalmente da industria de alta tecnologia.

O FBI se lançou contra Dotcom em janeiro do ano passado, alegando que os usuários do Megaupload que compartilhavam filmes, programas de TV, música, software e outros materiais protegidos por direitos autorais causaram um prejuízo de mais de meio bilhão de dólares. Dotcom negou as acusações mas isso não evitou do Megaupload fosse fechado, além de ter sua mansão invadida e todos os servidores do site apreendidos.

"Hollywood tem um modelo de negócios ultrapassado", disse Dotcom. "Quando os estúdios liberam filmes nos EUA e não tornam-os disponíveis em menos de três à seis meses em qualquer lugar do mundo, está incentivando a pirataria."
 
imagem


Um recente estudo da universidade Carnegie Mellon disse que o fechamento do site de compartilhamento Megaupload levou a um aumento de 6% a 10% nas vendas de filmes digitais em 12 países utilizando dados providos da Digital Entertainment Analytics (IDEA), um centro de pesquisa financiado pela Motion Picture Association of America ou MPAA que é responsável por proteger os interesses dos maiores estúdios de Hollywood. Dotcom rejeitou o estudo, comparando-o a empresas de tabaco que financiam a investigação sobre os efeitos do tabagismo. Ele disse também que a cooperação entre autoridades dos EUA e da Nova Zelândia em seu caso é o resultado do "efeito Hobbit", referindo-se a relação que os estúdios de cinema dos EUA tem com a Nova Zelândia e com o primeiro ministro do país.

Segundo Dotcom, seu estilo de vida irreverente e extravagante não mudou muito mesmo depois de sua prisão. Atualmente Dotcom lançou a empresa MEGA, um serviço de armazenamento em nuvem que se baseia em uma forte criptografia para proteger seus usuários de terceiros que pretendam invadir sua privacidade.imagem

"Sou muito relaxado", disse Dotcom sobre seu dia a dia. "Eu jogo Xbox e assisto a filmes, vou ao cinema. Eles levaram muitos brinquedos meus, mas realmente eu não sinto falta tanto deles." Eu ainda tenho um carro, uma station wagon que uso para levar meus filhos a escola. Ele também disse que está organizando uma maratona em sua propriedade para o próximo domingo para 1.500 corredores, demonstrando o quão grande é a sua propriedade.

"A única coisa que sinto falta é em visitar a Alemanha e a minha mãe", referindo-se a restrição imposta a ele para viagens internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário