quarta-feira, 13 de março de 2013

Criador de Ultima diz que consoles estão com "dias contados"





imagem

O mercado de consoles, incluindo o Steam Box, não será sustentável em sua forma atual. As palavras são de Richard Garriott, criador da série de RPG Ultima.

Em entrevista à revista Edge, Garriott disse que entende os consoles como um "intermediário" que não é mais necessário."Tablets estão ficando poderosos, as televisões estão se tornando conectadas e também são poderosas. E existe a tecnologia na nuvem que garante fácil acesso, então eu me pergunto: 'por que, a longo prazo, nós precisamos de um console? Tudo que você precisa é de um controle'", afirmou o desenvolvedor, que está curioso para ver como os consoles da próxima geração justificarão a própria existência. "Ao menos em minha perspectiva, eu acho que seus dias estão contados."


Para Garriott, nem mesmo o aguardado Steam Box, que rodará jogos de Steam, chega a se justificar. "Eu acho que a distribuição digital em serviços como o Steam é legal. (...) A tecnologia do Steam é fantástica. Mas até pelo Steam ser acessível em qualquer lugar, você não precisa de um hardware só para isso. Pode ser na televisão, na nuvem, no smartphone, no computador", concluiu o desenvolvedor.

Futuro - Atualmente, Garriott está em campanha no Kickstarter em prol do sucessor espiritual de Ultima, Shroud of the Avatar. Curiosamente, ele não descarta um lançamento para consoles. "Nós estamos desenvolvendo o jogo usando a engine Unity e uma das grandes vantagens disso é que podemos adaptar o conteúdo para praticamente qualquer plataforma. Podemos fazer um protótipo para PC, Mac ou Linux sem dificuldade. Como jogador, eu passo metade do meu tempo jogando no PC e a outra metade em tablets, então eu adoraria ver Shroud of the Avatar se encaixar num tablet. (...) E em qualquer outra plataforma que o game rode bem, não haverá razão para deixar de adaptar o jogo."

Nesse momento, Shroud of the Avatar já arrecadou 842 mil dólares. O projeto pediu um milhão de dólares e ainda tem 25 dias para alcançar a meta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário