Samsung deve crescer mais que a Apple e se manter líder em 2013
A empresa sul-coreana Samsung deve manter a liderança no mercado de celulares em 2013 e talvez até amplie a diferença sobre a americana Apple, sua principal rival.
O estudo indica que a Samsung deve vender 290 milhões de celulares, contra 215 milhões alcançados no ano passado. O aumento, de 35%, supera o da Apple. A empresa fundada por Steve Jobs registrará, segundo a Strategy Analytics, uma elevação de 33% e atingirá 180 milhões de celulares vendidos em 2013.
A vantagem da Samsung está na quantidade de modelos diferentes disponíveis e no sucesso do Galaxy S III em mercados como o americano. Uma versão ainda mais moderna pode ser lançada neste ano, mantendo a sul-coreana à frente de suas concorrentes. Modelos mais populares continuarão sendo fabricados.
A Apple, por sua vez, ainda produz apenas o iPhone, embora venda modelos anteriores do celular que revolucionou a telefonia mundial. Uma versão menor e mais barata pode ser introduzida para tentar competir com a Samsung e outras companhias. Os analistas até apostam que o nome poderá ser "iPhone Mini". No ano passado, a empresa introduziu uma versão menor de seu tablet, o iPad Mini.
Celulares que operam através do sistema Windows 8, da Microsoft, como alguns aparelhos da HTC e da Nokia, também esperam conquistar fatias do mercado ao longo deste ano. Mas os que utilizam o Android, do Google, como a Samsung, ainda devem levar vantagem.
Existe a expectativa de a canadense Research in Motion (RIM) finalmente lançar o Blackberry 10. A empresa, que dominava o mercado de smartphones até poucos anos atrás, tomou uma série de decisões consideradas equivocadas por analistas de mercado e, assim, viu sua fatia no setor praticamente se pulverizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário